As duas comunidades indígenas de Mongaguá, aldeias de Aguapeu e Itaóca, contam agora com um espaço exclusivo para comercializar seus trabalhos de arte.
A Diretoria Municipal de Cultura e Turismo inaugurou, na entrada da Cidade, próximo aos arcos que ficam na Vila São Paulo, o Ponto de Referência do Artesanato Indígena.
No local, é possível encontrar para venda diversas opções de presentes, com preços que variam entre R$ 3,00 e R$ 50,00. Trata-se do autêntico artesanato indígena, incluindo cestarias diversas, bijuterias com penas e dentes de animais e cocares, além de animais da mata atlântica entalhados em madeira cacheta.
O Ponto de Referência do Artesanato Indígena funciona de quinta-feira a domingo, das 10 às 16 horas. Além de um agente de turismo, representantes das aldeias indígenas ficam no local.
Segundo a diretora de Cultura e Turismo, a renda obtida com a venda do artesanato é inteiramente revertida para as comunidades indígenas.
“Essa também é uma iniciativa que prima pela geração de renda. A ideia nasceu em 2009, durante exposições e feiras de turismo na capital em que levamos o artesanato indígena. Foi então que pensamos em criar, com o apoio da Funai [Fundação Nacional do Índio], um equipamento que possibilitasse a comercialização desse material”, ressaltou.
Informações site da Prefeitura de Mongaguá
http://www.mongagua.sp.gov.br/
oi paty,realmente achei mto interessante seu blog,pq será rs.
ResponderExcluirdesejo a vc mta sorte e tudo de bom.
parabens... um enorme bjo
Rose