sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Artesanato em MDF muda a história de vida da professora de inglês
O interesse por trabalhos manuais sempre existiu na vida da professora de inglês Fernanda Bulgarelli Maldonado. Conhecer uma professora de artesanato e descobrir que a distração de produzir peças em MDF - tipo de madeira utilizado para artesanato - poderia ajudá-la na cura de uma depressão foram essenciais para a história da fonte de renda extra de Fernanda. Hoje, sete anos depois, o retorno financeiro ainda não possibilita uma mudança de profissão, mas garante parte do lucro familiar.
O gosto pelo artesanato surgiu na infância da professora de inglês. Desde criança, Fernanda apreciava trabalhos diferentes, mas nunca havia pensado na produção desse material como uma profissão ou fonte de renda. Em 2004, ao passar por um período de depressão, a professora descobriu um ateliê que ministrava aulas de artesanato. “Comecei a aprender e me apaixonei. Parte dos créditos é da professora Yara Botelho Pais, que além de ensinar com muito carinho, me mostra as mais variadas técnicas de pintura”, diz.
A produção de caixas de bijuterias, porta-retratos e outras peças era destinada aos presentes para família e amigos de Fernanda. A professora de inglês fazia o artesanato em MDF somente como distração, nas horas vagas. Mas o capricho e empenho que colocava no material fizeram com que surgissem as encomendas. “Acredito que meu artesanato chame a atenção por ser diferente. Procuro sempre utilizar uma técnica ou material que não seja muito comum”, declara.
Com os pedidos, Fernanda decidiu começar a vender. A produção inicial foi pequena, mas a propaganda feita por quem comprava tornou esse hobby fonte de renda extra da professora. “Passei a vender em feiras especializadas. Fazia algumas peças e colocava em exposição, o que me gerou um bom lucro por algum tempo”, afirma. Mas conciliar as aulas de inglês, fazer os artigos em madeira e expor nos eventos começou a ficar complicado. Com o tempo escasso, surgiu uma nova ideia, a internet.
Há um ano, Fernanda se associou a um portal de artesanato onde tem uma loja virtual. A ideia vinda da falta de tempo trouxe dois benefícios: suprir as vendas feitas durante as feiras de artesanato e fazer com que outras pessoas de qualquer lugar do país conhecessem seu trabalho. A professora mantém também um perfil no facebook, mas a rede social é utilizada somente como vitrine.
Sete anos após o encontro da professora de inglês com o artesanato em MDF, as vendas fazem parte dos lucros da família. Fernanda tem prazer em produzir cada peça e afirma que atende os gostos de todos os clientes. “Faço de kits para bebês a suportes para bijuterias, todos conforme a encomenda que recebo. Saber diversas técnicas como pintura, decupagem - colagem de papel na madeira - e aplicação de relevo tornam meu trabalho diferente e cada peça exclusiva”, completa.
Fonte : http://rendaextra.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=141