segunda-feira, 24 de outubro de 2011
FIAM 2011: governo leva 15 empresários e 20 artesãos para evento internacional em Manaus
De 26 a 29 de outubro acontecerá a VI Feira Internacional da Amazônia (FIAM) no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). A Feira é promovida pela SUFRAMA com apoio dos Estados da Região Norte. É considerada um dos maiores eventos econômicos da Amazônia com participação de vários países e convidados de outras regiões brasileiras. Arroz, refrigerante, água mineral, mingau instantâneo, bebidas, artesanato, madeira e móveis e turismo serão os produtos roraimenses na FIAM.
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN) e o SEBRAE irão coordenar a participação de aproximadamente 15 empresários e 20 artesãos no estande de Roraima. Ao todo serão cerca de 45 pessoas entre técnicos, consultores e empresários que mostrarão produtos e serviços de Roraima em uma das maiores vitrines da Amazônia para o mundo.
O governo disponibilizará um ônibus para o transporte dos empresários até Manaus e locomoção na cidade, além de um caminhão baú para transporte de produtos até o Studio 5. O ônibus saíra nesta segunda-feira (24/20) às 17h, ao lado da Rodoviária Internacional de Boa Vista. O veículo possui moderna estrutura para a locomoção dos empresários. As vagas já foram todas preenchidas. Caso outros empresários desejem ir por conta própria, o espaço do Estande de Roraima estará pronto para recebê-lo na FIAM.
A Feira tem o objetivo de divulgação de oportunidades para negócios, atração de investimentos, promoção e identificação de parcerias técnico-científicas e público-privadas, estímulo a exportações, Incremento do fluxo de turistas e viabilização de parcerias para o setor, mostra de programas e projetos de políticas públicas e promoção comercial de produtos nos nove Estados da Amazônia.
Artesanato em buriti, tecido e panela de barro - Uma das representantes do Programa de Artesanato de Roraima (PAR) estará produzindo na Feira peças de artesanato feitos com a Fibra do Buriti e barro “levaremos algumas peças em fibra de buriti e panelas feitas em barro, mostraremos todo o processo desde peneirar, amassar, construção e queima do barro”. Outro artesão que estará na produção de peças será a Macuxi Joana Nicolau de Souza, onde estará na produção de panelas de barro. Quem desejar ver como é feito o artesanato roraimense poderá conferir as duas artesãs.
A professora aposentada e artesã Maria das Dores Veras estará levando 50 peças em tecido. Segundo a professora seu produto é usado em cestas para pães e toalhas “está é a segunda vez que vou a FIAM, espero aprender com outros artesãos na Feira”, disse.
Minérios, jóias e biojóias
O representante do Sindicato dos Joalheiros, Ivan Jadson, estará expondo as riquezas minerais (cristais, ametista, nióbio e cobre); pedras naturais (topázio e águas-marinhas); biojóias e jóias. Ivan acredita no evento como uma forma de levar o potencial produtivo aos amazônidas e vários países, “levaremos mais de 500 peças para mostra e comercialização no evento”, afirma.
Rodada de Negócios
realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas, e que terá como um dos focos principais estreitar as relações comerciais com o mercado norte-americano – o segundo maior emissor de turistas para o Brasil. Estão confirmados empresários de Roraima em setores como turismo, madeira e móveis e artesanato.
Seminários
A FIAM prevê a realização da sexta Jornada de Seminários. O objetivo é debater temas estratégicos para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. A organização do evento espera superar todos os indicadores alcançados em edições anteriores. "Esperamos reforçar a imagem da FIAM como o mais bem sucedido evento destinado à atração de investimentos para a área de abrangência da SUFRAMA", ressalta Jorge Vasques. Serão seminários sobre turismo, jornalismo na Amazônia, nanotecnologia e seminarios sobre produção e e comercialização.
A FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e consta no calendário oficial de feiras e eventos do Governo Federal. No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir novidades dos produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que em 2010 alcançou faturamento histórico de US$ 35 bilhões.
FONTE:http://www.bvnews.com.br/cotidiano10513.html