sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Unifor recebe 6ª Bienal de Curitiba

                         Imagem do vídeo Matinée, da artista Liliana Porter, um dos destaques da mostra que começa hoje na Unifor

 Hoje e amanhã, Fortaleza recebe a Mostra de Filmes de Arte da 6ª VentoSul - Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, uma das mais importantes do País. Os filmes da mostra serão exibidos na Videoteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), hoje, às 13h30; e amanhã, no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), às 14h30.

Não se trata de uma mostra de vídeo convencional. O material que integra a programação cearense foi escolhido dentre as obras selecionadas pelos curadores para figurar nos espaços expositivos da Bienal, que aconteceu entre 18 de setembro e 20 de novembro deste ano.

Destaque
Entre os vídeos da Mostra, destaca-se "Matinée", da artista Liliana Porter. O vídeo foi construído a partir de uma série de fragmentos. Seus personagens são objetos inanimados, coisas banais como pequenas estatuetas e enfeites. Por meio destas figuras, a obra evoca eventos e personagens de nossa memória coletiva. A música do vídeo, composta por Sylvia Meyer, é um dos componentes centrais para a compreensão de suas sequên-cias. Já "Haciendo Mercado", da dupla Erika Meza e Javier López, brinca com conceitos antropológicos para promover uma crítica da cultura contemporânea. Na tela, um índio profere uma palestra, em tupi-guarani, antenado com as ideias de um guru do marketing.

Itinerante
A Bienal de Curitiba terminou no dia 20 de novembro, mas continua com ações em outras cidades. Fortaleza é uma das primeiras a receber uma amostra do que passou pelo evento. Para acompanhar todas as novidades, acesse o site http://www.bienaldecuritiba.com.br

MAIS INFORMAÇÕES
Mostra de Filmes de Arte da 6ª Bienal de Curitiba em Fortaleza. Hoje, às 13h30, na videoteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321); amanhã, às 14h30, no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema). Grátis.

Fonte:diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1077132

Nenhum comentário:

Postar um comentário