quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rodada de artesanato reúne compradores de cinco estados

mpresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e do Rio Grande do Sul participaram nesta terça-feira, 3 de abril, da rodada de negócios de artesanato organizada pelo Sebrae. O evento aconteceu na Fundação de Cultura do MS, em Campo Grande. Eram 19 artesãos sul-mato-grossenses que negociando com 14 possíveis compradores. Ao todo, 266 reuniões de negócios foram agendadas.
Bolsas com araras, tucanos e tuiuiús estampados, bijuterias desenvolvidas a partir de osso, plantas e sementes do cerrado, objetos decorativos como mandalas, esculturas de animais pantaneiros, pinturas inspiradas na tradição indígena e inúmeras opções do artesanato regional estavam presentes na negociação.
Para a gestora de artesanato do Sebrae, Anna Karolina Monteiro, as rodadas permitem levar o produto local para outros estados, ampliam a venda e o faturamento das empresas e preparam melhor os artesãos para as necessidades de mercado. “Lançamos em março o projeto Expoart para trabalhar o artesanato com aspectos mercadológicos e regionais, isso porque estamos vislumbrando as possibilidades de vendas com megaeventos esportivos”.
Capacitar o artesão sul-mato-grossense para que possam comercializar seus produtos em showrooms, que serão criados nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 é uma das propostas do projeto. De acordo com o Departamento de Turismo da África do Sul, a atividade mais realizada pelos turistas na Copa de 2010 foi fazer compras. 96% deles adquiriram algum produto no país e 34% tiveram interesse pela cultura local.
Para a técnica do Sebrae, Anna Karolina, esses dados destacam a importância de fomentar a identidade regional do artesanato sul-mato-grossense e agregar valor aos produtos.

A rodada de negócios acontece até as 16 horas, na Fundação de Cultura do MS, em Campo Grande. Mais informações no 0800-570-0800.


Nenhum comentário:

Postar um comentário